quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Nessa viagem estive com Natinho Rodrigues, fotógrafo, Rodrigo Carvalho, fotógrafo, sua digníssima-esposa-gente-boa Tati e minha amiga Paulinha.

Todo mundo quer conhecer Jeri. É impressionante saber que vários cearenses ainda não desfrutaram dessa maravilha até hoje. Eu era, exatamente, essa criatura. Toda a galera de amigos já conhecia Jeri, menos eu. Então, depois de ter que cancelar uma passagem comprada pra Argentina (maldita gripe suína) nas minhas férias, em agosto de 2009, foi que eu me resolvi e FUI PRA JERI. Aqui no blog vou contar pra vocês alguns detalhes desses 4 dias. Coisas que todo mundo sabe, e outras que todo mundo que nunca foi quer e precisa saber. Fiz o blog primeiramente pra mim, pra que eu não me esqueça de alguns detalhes, depois pensei, tá bom vou dar uma mãozinha pra vocês...

cidadão de Jeri tocando berimbau antes de começar roda de capoeira. by Georgia Santiago

Jijoca de Jericoacoara fica, segundo o google maps, a 288km da capital do Ceará, Fortaleza. Então vamos começar pelo começo, como chegar lá? A maneira que eu escolhi foi de ônibus, acesse o site da empresa redenção e veja os horários.

Porém existem empresas de turismo que fazem a viagem pela orla, com carros 4x4 e sai em média uns r$150,00 por pessoa, um trecho. Se você tem desses carros, tome coragem e vá, vale a pena! Mas se você, como eu, tem um carro popular, não faça a besteira de querer dar uma de MacGyver e se arriscar. Você vai ter muuuuita dor de cabeça, gastar muito mais e nem vai ser tão herói assim... Agora se sua família é abastada e não sabe o que fazer com dinheiro, vá de helicóptero, com aproximadamente 1:30min você chega lá ( eu já fui fazer um trabalho e fui assim, é bem legal, mas é coisa de rico mesmo) A empresa Dragões do Ar faz esse trajeto, consulte preços.

O céu de Jeri é um espetáculo a parte, percebam a mudança nas próximas fotos. by Georgia Santiago

Voltando a realidade, a passagem de ônibus normal custa, r$38,00 + r$2,00 de taxa de embarque (nem sabia que isso existia em viagens de ônibus) Mas se você quer chegar pelo menos umas duas horas mais cedo e não enfrentar o pinga-pinga ( pq esses de r$38,00 param toda hora, é um saco, fica subindo uma reca de gente, você não consegue dormir, pois sempre aparece alguém pra esbarrar "sem querer" em você.) Sugiro o horário alternativo, chamado de VIP (eles não mencionam no site, mas existe), a passagem custa r$50,00, não pára pra nada, eles oferecem suquinho e água, o ônibus é melhor, double deck e o tempo passa rápido que você nem sente.

Compre a passagem com antecedência, fica melhor pra escolher seu acento e não arriscar de pegar a cadeira bem embaixo da TV hehe. Sugiro as poltronas 11 e 12, são as que tem mais espaço pra acomodar as pernas.

vista da praia de Jericoacoara - Ce. Ali atrás é a Duna do pôr-do-sol. by Georgia Santiago


Sobre o que levar.

Vá de mochila, lá é tudo na areia, tem pousada com chão de areia, loja, restaurante, enfim você não vai cometer a insanidade de levar uma malinha de rodinhas, por favor. Leve pouca coisa, nada de muita roupa, só faz peso e mal serão usadas. O lance é que o dia é todo gasto na praia, pôr-do-sol, ou seja, não há muita opção para troca de roupas, o guerreiro é o bom e velho biquini, daí se você gosta de variar, leve vários. De tardezinha não se vê mais muita gente de chinelo, as pessoas andam pelas ruas de pé no chão mesmo. A areia, em muitas ruas é fofa e é chato ficar tentando arrastar chinelo e levantando areia a toda hora. De noite é aquele esquema, sainha, vestidinho, rasteira... Leve um casaquinho, fininho mesmo, pois faz um climazinho agradável e venta bastante. E mais não esquecer: bolsa de praia, esteira pra sentar na beira do mar (a menos que vc queira pagar r$4,00 a hora por uma barraquinha furrepa e duas cadeiras de pau) se gosta de cerveja, como eu, leve suas cervas de casa e uma bolsa térmica, aquelas pequenas, pois grande demais é ruim de carregar. Não esquecer protetor solar, protetor labial.


essa é a Paula. by Georgia Santiago

Umas coisa que descobri a pouco, pois antes não gostava de usar, é a canga. Cara ela é muuuuuuuito útil, pense numa coisinha versátil, eu comprei uma lá por r$25,00 mas compre em Fortaleza, no Mercado Central, que é bem mais em conta. Ela me serviu como, vestido (saída de banho), sainha, lenço pra cabeça, pra sentar na areia, caso vc n queira levar esteira, como toalha, vantagem é que ela seca muito rápido, serviu pra me proteger da areia na cara, nos passeios de buggy, exerceu também a mesma função nas dunas, porque se tem uma coisa pra doer, é as chicotadas que você leva de areia na hora do pôr-do-sol. Então Canga em Jeri, é o que há de mais útil.
A canga, em uma de suas funções, sendo canga. Pedra furada, Jeri-Ce.



6 comentários:

  1. Adorei isso daqui!
    Eu já conheço Jeri e tb indico demais! Nada como essas suas dicas hein!!!
    E que texto bem escrito menina, simplesmente dá prazer em ler.
    Parabéns!!!
    Espero que vc viaje mais pra que venham mais blogs!

    ResponderExcluir
  2. eita, Geórgia!!!!!!!!
    Q massa esse teu blog, doida!
    Vou fazer um...sei nem sobre o q....mas vou fazer só por causa de ti!
    Aproveita aí!!!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. UHUUUUUUUUU!! Show de bola. Vou te passar uns vídeos e fotos se quiser. Se tu preferir esperar eu editar...mas aí acho que vai demorar um pouco.
    Ei e a Thati é minha esposa, vai matar a bichinha de susto não, mulher.

    ResponderExcluir
  4. Oooo Ruuuuudrigo, olha aí, mudei =D hehehehe

    Quero demaisssss tudo, fotos, vídeos, demais! Me dá os vídeos brutos mesmo, que eu me resolvo aqui. Amei ter vc´s como companheiros de viagem. Vou voltar, Bó?

    Igão, meu chapa, faltou vc e eu repeti isso num sei quantas vezes!

    beijão, vou continuar postando...tá só no começo galera!

    ResponderExcluir
  5. Geee,
    ameiii o blog!
    as fotos entaooo
    afe afe!!!
    uma maravilhaaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  6. natinho.photos@gmail.com7 de setembro de 2009 às 19:08

    NOOOOOSSA GEORGIA, ALUCINANTE O BLOG,,,,AS FOTOS, O VIDEO,, CARACASS,, TÁ ANIMAL.......
    NOSSA VIAGEM FOI MARCADA POR MOMENTOS DE MUITA COMEDIA, RISADAS, CERVEJAS E MUITAS VIBRAÇÕES POSITIVAS,,VC A TATI E O RODRIGÃO SAO DEMAISS..
    SEMPRE QUE PUDER, VOU ESTAR PRESENTE NAS TRIPS COM A GALERA,, E OLHA, VC QUEBROU NO VIDEO E DAS FOTOS NEM FALO VOU FALAR..ESTAO ALUCINANTESS..UHHUUUUUUU!!!! BEIJOS LINDA...

    ResponderExcluir